Assembleia Geral de Primavera 2015

A Assembleia Geral de Primavera de 2015 teve lugar no Centro Social João Paulo II, na Apúlia, diocese de Braga, nos dias 18 e 19 de Abril.

Antes do início dos trabalhos, os participantes, orientados pelo Assistente Nacional, Padre António Belo, reuniram-se na Capela para rezar a Via Lucis, adequada ao presente tempo Pascal.

A Assembleia Geral teve início com a aprovação da acta da Assembleia anterior, após o que as nove dioceses presentes partilharam as suas preocupações de acordo com os pontos propostos pela Ordem de Trabalhos:

1) Contributos para sensibilizar cada Diocese para ser mais exigente com a preparação para o Matrimónio.

2) Propostas para o CPM Portugal apresentar à Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Antes do jantar foi rezada a oração de Vésperas e o serão foi animado por uma alegre actuação do grupo infantil dos Sargaceiros da Apúlia, com os seus trajos típicos.

No Domingo, após a oração de Laudes, continuaram as partilhas das dioceses, tendo-se concluído que o CPM-Portugal está preocupado com as dificuldades encontradas um pouco por todo o país na preparação dos noivos para o Matrimónio. Desta reflexão irão sair algumas propostas a serem apresentadas à Comissão Episcopal do Laicado e Família.

O Senhor Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, presidiu à celebração da Eucaristia e na homilia mostrou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pelo CPM dirigindo aos presentes palavras de estímulo.

Ao almoço que antecedeu a despedida estiveram também presentes alguns sacerdotes Assistentes das equipas CPM de Braga, convidados pelo Assistente Diocesano, Padre Armindo Patrão.