Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/cpmportu/www/WP/wp-content/themes/responsive/core/includes/functions-admin.php:109) in /home/cpmportu/www/WP/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
CPM-Portugal http://cpm-portugal.pt/WP Movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Wed, 21 Jun 2017 10:57:20 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.1 Fotos e resumos do 47º Encontro-Peregrinação Nacional http://cpm-portugal.pt/WP/fotos-do-47o-encontro-peregrinacao-nacional/ Sun, 19 Feb 2017 22:51:05 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3490 Veja as fotos do 47ºEPN em:

https://www.facebook.com/405404649486631/photos/?tab=album&album_id=1648581055168978

Veja o resumo de Sábado em:

http://cpm-portugal.pt/WP/wp-content/uploads/Sum%C3%A1rio-S%C3%A1bado.pdf

]]>
47º Encontro Peregrinação Nacional do CPM Portugal http://cpm-portugal.pt/WP/47o-encontro-peregrinacao-nacional-do-cpm-portugal/ Fri, 25 Nov 2016 10:00:38 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3401 ]]>

Veja aqui o Programa do Encontro O 47º ENCONTRO PEREGRINAÇÃO NACIONAL do CPM PORTUGAL ocorrerá nos dias 18 e 19 de FEVEREIRO de 2017. Para esta nossa peregrinação, temos o grande auditório. Queremos receber cerca de 2.000 pessoas.

Porque é um ano especial, de Centenário das Aparições, em que todos os caminhos irão dar a Fátima, pretendemos também torná-lo um Encontro Especial, em que reencontremos o valor da Mensagem de Fátima e o seu lugar nas famílias e casais. Contamos já com o compromisso e presença entre nós do Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas.

Para este encontro, gostaríamos de convidar e poder reencontrar todos os casais, que com a graça de Deus e ajuda de Maria, fizeram CPM ao longo dos anos. Será uma forma de celebrarmos, com Maria, todas as graças que recebemos.

E de igual modo, gostaríamos de envolver os casais mais jovens e noivos, que foram tocados pelo nosso movimento. São a esperança e promessa de famílias cristãs felizes e beneficiarão certamente da Peregrinação, descobrindo o lugar e o carinho da Mãe do Salvador, e o valor da oração nas suas vidas. Vão, pois, passando a palavra a todos os casais e amigos a quem, por vós, endereçamos saudações amigas, assim como aos noivos que frequentam os CPMs.

Contando com a vossa colaboração e empenho, e guiados pelo Coração Imaculado de Maria, teremos certamente uma participação muito forte consonante com as celebrações do Centenário das Aparições.

  ]]> 2016 Formação Nacional http://cpm-portugal.pt/WP/3389-2/ Tue, 08 Nov 2016 02:29:10 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3389

]]> Teve lugar no passado dia 5 de Novembro em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a formação anual do CPM, com o tema “Metodologia CPM”.

O tema foi apresentado pelo casal Responsável Diocesano do Porto, Manuela e Luís Neves, e pelo seu Assistente Diocesano, Padre Luciano Lagoa.
O Padre António Belo, Assistente Nacional do CPM, complementou a apresentação falando sobre o papel do assistente espiritual no movimento.

Retomando os trabalhos após o almoço, o casal delegado à Federação Internacional dos CPM (FICPM), Ana Maria e Eugénio Marques, apresentou uma reportagem fotográfica sobre as Jornadas Internacionais decorridas em Lourdes de 29 a 31 de Outubro, com o tema “Amar – Semear: A alegria do encontro”. Informou igualmente que, numa Assembleia Geral realizada durante estas Jornadas, foi eleito Assistente Espiritual da FICPM o Padre Fernando Pascoal, da diocese de Coimbra, em substituição do Padre José Augusto Rodrigues, da diocese de Leiria-Fátima.

Em seguida o Dr. António Cardoso apresentou “Técnicas de animação para trabalhos de grupo”, com destaque para as que mais se adequam ao contexto do CPM, quer na formação das equipas, quer nos encontros com os noivos.

Por ser esta a última actividade organizada pela actual Direcção Nacional, o seu Presidente, Paulo Henriques, endereçou os agradecimentos a todos os que colaboraram ou participaram das diversas actividades ao longo dos últimos seis anos. De relevar uma singela mas emotiva homenagem ao Padre António Belo, que foi Assistente Nacional durante doze anos.

Finalmente foi apresentada a nova equipa Nacional, da diocese do Porto, constituída por cinco casais, sendo Presidente o casal Diná e Joaquim Valente.

O dia de formação encerrou pelas 17h30, seguindo-se a Eucaristia vespertina às 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, marcando o início da Assembleia Geral de Outono do CPM Portugal, que se prolongou pela manhã de Domingo, com partilha das dioceses e tomada de posse dos novos órgãos sociais.

Formação Nacional 2016

Formação Nacional 2016

Formação Nacional 2016

Formação Nacional 2016

Assembleia Geral Outono 2016

Assembleia Geral Outono 2016

]]>
2016 Jornadas Internacionais da FICPM http://cpm-portugal.pt/WP/2016-jornadas-internacionais-da-ficpm/ Fri, 04 Nov 2016 08:18:53 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3315 ]]> 50as Jornadas Internacionais da FICPM

Cartaz JI FICPM 2016

Cartaz JI FICPM 2016

No período que decorreu entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2016 tiveram lugar as 50ªs Jornadas Internacionais da FICPM (Federação Internacional de Centros de Preparação para o Matrimónio) em Lourdes, França, em simultâneo com as 8ªs Jornadas Nacionais Extraordinárias da Federação Francesa do CPM, com o tema “AMAR – SEMEAR – A ALEGRIA DO ENCONTRO”.

Portugal fez-se representar por dois casais e dois sacerdotes entre os cerca de 360 participantes de todos os países da Federação Internacional.

As três primeiras conferências proferidas ilustraram as três expressões contidas no tema.

A primeira conferência, pela jornalista Agnès Auschitzka, com formação nas áreas da pedagogia, antropologia, psicologia, psicanálise, teologia e comunicação relacional, teve por título Os novos aventureiros do casal.

A segunda conferência, por Christian Salenson, sacerdote teólogo, foi subordinada ao tema A iniciação ao sacramento do matrimónio.

O sacerdote jesuíta Jean-Luc Ragonneau proferiu a terceira conferência, sob o título Não ficarmos cristãos engomados”, citando uma expressão do Papa Francisco.

Houve ainda uma conferência sobre Santa Bernardete pelo padre Regis-Marie de la Teyssonnière, capelão do santuário de Lourdes.

Realizaram-se ateliês com participantes de diversos países para debater o tema “Os CPM – Que desafios para o nosso tempo?”.

Na primeira noite todos participaram na procissão das velas e recitação do terço no Santuário.

A Eucaristia dominical foi celebrada na Gruta onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardete.

Nesse mesmo dia teve lugar uma Assembleia Geral da FICPM para aprovar o relatório e contas de 2015 e eleger o novo Assistente Espiritual, Pe. Fernando Pádua, da diocese de Coimbra, em substituição do Pe. José Augusto Rodrigues, da diocese de Leiria-Fátima.

À noite decorreu um serão festivo em que os participantes cantaram canções de amor dos seus respectivos países.

A oração da manhã no terceiro dia, elaborada pelos países da FICPM, baseou-se na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”.

Após o encerramento das Jornadas realizou-se um Conselho de Administração na tarde do dia 31 e durante todo o dia 1 de Novembro, com a presença dos delegados dos vários países.

A Eucaristia de Todos os Santos foi celebrada na pequena capela da Cité Saint Pierre, num clima de grande fraternidade.

JI FICPM 2016 Lourdes

JI FICPM 2016 Lourdes

]]>
Formação Nacional 2016 – Metodologia CPM http://cpm-portugal.pt/WP/formacao-nacional-2016-metodologia-cpm/ Thu, 03 Nov 2016 17:48:30 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3307 ]]> Vai realizar-se no próximo dia 5 de novembro em Fátima, no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral Paulo VI, a formação anual do CPM, com o tema “Metodologia CPM”.

O tema principal será apresentado por Manuela e Luis Neves, Casal CPM Responsável Diocesano do Porto, e pelo Padre António Belo, Assistente Nacional do CPM.

De tarde o Dr. António Cardoso apresentará “Técnicas de animação para trabalhos de grupo”.

O dia de formação encerra com a Eucaristia vespertina às 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, marcando o início da Assembleia Geral de Outono do CPM Portugal.

Cartaz Formação Nacional CPM 2016 - Metodologia CPM

Cartaz Formação Nacional CPM 2016 – Metodologia CPM

]]>
46º. Encontro-Peregrinação Nacional CPM http://cpm-portugal.pt/WP/46o-encontro-peregrinacao-nacional-cpm/ Mon, 07 Mar 2016 21:07:47 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3152 ]]> EPN2016-DomAntonino EPN2016-Plenario EPN2016-Painel Teve lugar nos dias 5 e 6 de Março de 2016, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, o 46º. Encontro-Peregrinação Nacional da CPM PORTUGAL, com o tema geral “Matrimónio, um estilo de vida”, tendo participado no mesmo cerca de 350 pessoas de 12 Dioceses de Portugal.
O senhor Dom Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco e Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, fez uma comunicação sobre “Desafios para o CPM”, no seguimento do Sínodo da Família.
Realizaram-se trabalhos de grupo sobre questões baseadas nos artigos 57 e 58 do Relatório Final do Sínodo dos Bispos e no número 66 da Familiaris Consortio, em busca de sugestões no âmbito da Pastoral da Família.
À noite foi rezado o terço na Capelinha das Aparições, seguido de procissão. No domingo, após a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, seguiu-se um painel com a participação do Cónego Manuel Matos, Assistente Diocesano do CPM de Viseu, que falou sobre o Sacramento do Matrimónio de uma perspectiva pastoral e a participação do casal Ana e Filipe d’Avillez, jornalista da Rádio Renascença, que deram o seu testemunho sobre o tema “Matrimónio – um estilo de vida”, enriquecido pela sua experiência nas Equipas de Nossa Senhora e na preparação de noivos para o matrimónio.

]]>
46º EPN “Matrimónio, um estilo de vida” http://cpm-portugal.pt/WP/46o-epn-matrimonio-um-estilo-de-vida/ Fri, 19 Feb 2016 00:00:26 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3139 ]]> Vai realizar-se nos dias 5 e 6 de março de 2016, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, o 46º. Encontro-Peregrinação Nacional da CPM PORTUGAL, com o tema geral “Matrimónio, um estilo de vida”.

O senhor Dom Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco e Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, fará uma comunicação sobre “Desafios para o CPM”, no seguimento do Sínodo da Família. Serão realizados trabalhos de grupo sobre o mesmo tema. À noite está prevista a recitação do terço na Capelinha das Aparições.

No domingo, após a Eucaristia das 9 horas na Basílica da Santíssima Trindade, segue-se um painel com a participação do Cónego Manuel Matos, Assistente Diocesano do CPM de Viseu, que falará sobre o Sacramento do Matrimónio, e ainda a participação do casal Ana e Filipe d’Avillez, jornalista da Rádio Renascença, que darão o seu testemunho sobre o tema “Matrimónio – um estilo de vida” Cartaz 46 EPN.

]]>
Formação Nacional 2015 – Bem-Aventuranças http://cpm-portugal.pt/WP/formacao-nacional-2015-bem-aventurancas/ Thu, 12 Nov 2015 22:09:05 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=3081 ]]> Teve lugar no passado dia 7 de novembro de 2015 em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a formação anual do CPM, com o tema “Bem-aventuranças – caminho para a felicidade”.
Dom Francisco Senra Coelho, Bispo auxiliar de Braga, apresentou o tema, com uma introdução de grande profundidade teológica sobre as Bodas de Caná.
De tarde realizou-se um painel com a presença do Dr. Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima, do casal Maria Ana e Bruno Rolla de Leiria e do Pe. Dr. António Augusto Azevedo, Assistente Diocesano do CPM Porto.
O Dr. Marco Duarte falou dos mitos e discursos sobre o casamento e do verdadeiro amor que é o de Jesus Cristo e ilustrou as suas palavras com duas pinturas: das Bodas de Caná, em que a personagem central é o próprio Jesus, e do Calvário, onde a cruz assenta sobre uma alusão à Guernica de Picasso como imagem do sofrimento no mundo.
O casal Maria Ana e Bruno Rolla deu-nos um tocante testemunho de vida familiar, onde são grandes os desafios a enfrentar, tendo destacado as duas bem-aventuranças que lhes servem de lema: “Felizes os puros de coração” – um coração que se deixe impregnar pelo sonho de Deus – e “felizes os misericordiosos”, porque só ama quem é amado e perdoar é amar sem mágoa.
O Dr. António Augusto Azevedo mostrou-nos como as bem-aventuranças são paradoxais e nos revelam uma felicidade bem diferente daquela que o mundo nos apresenta. Concretamente no CPM, temos de dar o testemunho do sorriso alegre e autêntico, que é o sinal da alegria de Deus, que pode estar presente mesmo no meio das dificuldades. As bem-aventuranças são um resumo da vida de Jesus: Ele é a encarnação das bem-aventuranças.
Às 18h30, teve lugar a Eucaristia vespertina e após o jantar foi dado início à Assembleia Geral de Outono do CPM Portugal, que prosseguiu na manhã de domingo.

]]>
Formação 2015 “Bem-aventuranças – caminho para a felicidade” http://cpm-portugal.pt/WP/formacao-2015-bem-aventurancas-caminho-para-a-felicidade/ Sun, 11 Oct 2015 13:56:07 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=2884 ]]> Vai realizar-se no próximo dia 7 de novembro de 2015 em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a formação anual do CPM, com o tema “Bem-aventuranças – caminho para a felicidade”.

cartaz_CPM_Form_2015

Cartaz Formação Nacional 2015

.

O tema principal será apresentado pelo Senhor Dom Francisco Senra Coelho, Bispo auxiliar de Braga.
De tarde haverá um painel com a presença do Dr. Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima, do casal Maria Ana e Bruno Rolla de Leiria e do Pe. Dr. António Augusto Azevedo, Assistente Diocesano do CPM Porto.

O dia de formação encerra às 17h30, seguindo-se uma Eucaristia vespertina às 18h30, que marcará o início da Assembleia Geral de Outono do CPM Portugal.

]]>
Assembleia Geral de Primavera 2015 http://cpm-portugal.pt/WP/assembleiaprimavera2015/ Fri, 24 Apr 2015 22:09:08 +0000 http://cpm-portugal.pt/WP/?p=2830 ]]> A Assembleia Geral de Primavera de 2015 teve lugar no Centro Social João Paulo II, na Apúlia, diocese de Braga, nos dias 18 e 19 de Abril.

Antes do início dos trabalhos, os participantes, orientados pelo Assistente Nacional, Padre António Belo, reuniram-se na Capela para rezar a Via Lucis, adequada ao presente tempo Pascal.

A Assembleia Geral teve início com a aprovação da acta da Assembleia anterior, após o que as nove dioceses presentes partilharam as suas preocupações de acordo com os pontos propostos pela Ordem de Trabalhos:

1) Contributos para sensibilizar cada Diocese para ser mais exigente com a preparação para o Matrimónio.

2) Propostas para o CPM Portugal apresentar à Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Antes do jantar foi rezada a oração de Vésperas e o serão foi animado por uma alegre actuação do grupo infantil dos Sargaceiros da Apúlia, com os seus trajos típicos.

No Domingo, após a oração de Laudes, continuaram as partilhas das dioceses, tendo-se concluído que o CPM-Portugal está preocupado com as dificuldades encontradas um pouco por todo o país na preparação dos noivos para o Matrimónio. Desta reflexão irão sair algumas propostas a serem apresentadas à Comissão Episcopal do Laicado e Família.

O Senhor Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, presidiu à celebração da Eucaristia e na homilia mostrou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pelo CPM dirigindo aos presentes palavras de estímulo.

Ao almoço que antecedeu a despedida estiveram também presentes alguns sacerdotes Assistentes das equipas CPM de Braga, convidados pelo Assistente Diocesano, Padre Armindo Patrão.

]]>