43º Encontro Peregrinação Nacional CPM – Concílio Vaticano II – Referências para a Família

Teve lugar no passado fim de semana de 9 e 10 de Março de 2013, no Centro Pastoral Paulo VI em Fátima, o 43º. ENCONTRO PEREGRINAÇÃO NACIONAL da CPM-PORTUGAL subordinado ao tema “Concílio Vaticano II – referências para a Família”.

Estiveram presentes perto de 400 participantes de quase todas as dioceses do país.

O primeiro conferencista, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, abordou o tema “Concílio e Família”, tendo desenvolvido os seguintes pontos: A família na visão conciliar, a repercussão do Concílio na vida da Igreja e as grandes questões que se colocam na família.

Foi também conferencista o Professor Doutor José Eduardo Borges de Pinho que desenvolveu o tema “Novidade do Concílio e seu significado hoje”. Da sua exposição, destacamos a ideia de que a novidade do Concílio foi uma forma mais adequada de reflectir a Fé; também fez notar que ainda estão por levar à prática muitas das resoluções do Concílio.

No Domingo, após a oração matinal, dois casais deram o seu testemunho sobre “A revisão de vida à luz da Fé” e “A Fé presente nos testemunhos”.

O rosário à noite na Capelinha das Aparições e a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade foram dois momentos altos de espiritualidade e de integração na comunidade dos peregrinos de Fátima, marcando assim o carácter de Encontro Peregrinação.