Formação 2013 – Fazer a paz…

Realizou-se no passado dia 9 de novembro em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a habitual ação de formação, tendo este ano o título “Fazer a Paz – o conflito como ocasião de crescimento”, tema que segue o das Jornadas Internacionais de Assis 2013. Estiveram presentes cerca de 200 participantes, entre casais e assistentes, vindos das diversas dioceses do país.

Após uma breve oração da manhã, o primeiro tema – “Fazer a paz… no casal” – foi apresentado pela Professora Dra. Teresa Ribeiro, com uma larga experiência em aconselhamento e terapia conjugal e familiar. Falou-nos sobre o desafio de ser casal para sempre, das dificuldades e crises, mas também das estratégias para a construção da paz e do sacramento – o Infinito que vem ao encontro de dois finitos.

De tarde, o Senhor Dom Antonino Dias, Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, honrou-nos com a sua presença e dirigiu palavras de apreço e incentivo à assembleia e a todo o CPM.

A segunda intervenção, pela Dra. Filomena Carvalho, teve como título “Mediação Familiar: uma abordagem prática” e pretendeu mostrar o “porquê”, o “para quê” e o “como” da mediação familiar. Apoiando-se em casos práticos baseados na sua experiência profissional, a conferencista conseguiu uma perfeita articulação com a conferência da manhã, e respondeu às muitas questões que lhe foram colocadas pelos presentes.

O dia de formação encerrou às 18h com a Eucaristia vespertina, que representou também o início da Assembleia de Outono.