Formação Nacional 2015 – Bem-Aventuranças

Teve lugar no passado dia 7 de novembro de 2015 em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, a formação anual do CPM, com o tema “Bem-aventuranças – caminho para a felicidade”.
Dom Francisco Senra Coelho, Bispo auxiliar de Braga, apresentou o tema, com uma introdução de grande profundidade teológica sobre as Bodas de Caná.
De tarde realizou-se um painel com a presença do Dr. Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima, do casal Maria Ana e Bruno Rolla de Leiria e do Pe. Dr. António Augusto Azevedo, Assistente Diocesano do CPM Porto.
O Dr. Marco Duarte falou dos mitos e discursos sobre o casamento e do verdadeiro amor que é o de Jesus Cristo e ilustrou as suas palavras com duas pinturas: das Bodas de Caná, em que a personagem central é o próprio Jesus, e do Calvário, onde a cruz assenta sobre uma alusão à Guernica de Picasso como imagem do sofrimento no mundo.
O casal Maria Ana e Bruno Rolla deu-nos um tocante testemunho de vida familiar, onde são grandes os desafios a enfrentar, tendo destacado as duas bem-aventuranças que lhes servem de lema: “Felizes os puros de coração” – um coração que se deixe impregnar pelo sonho de Deus – e “felizes os misericordiosos”, porque só ama quem é amado e perdoar é amar sem mágoa.
O Dr. António Augusto Azevedo mostrou-nos como as bem-aventuranças são paradoxais e nos revelam uma felicidade bem diferente daquela que o mundo nos apresenta. Concretamente no CPM, temos de dar o testemunho do sorriso alegre e autêntico, que é o sinal da alegria de Deus, que pode estar presente mesmo no meio das dificuldades. As bem-aventuranças são um resumo da vida de Jesus: Ele é a encarnação das bem-aventuranças.
Às 18h30, teve lugar a Eucaristia vespertina e após o jantar foi dado início à Assembleia Geral de Outono do CPM Portugal, que prosseguiu na manhã de domingo.