Formação Nacional “Fé e Família”

No dia 1 de Dezembro de 2012 teve lugar em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, mais uma acção de Formação Nacional do CPM, sob o título “Fé e Família”. Estiveram presentes 280 participantes, entre casais e assistentes, vindos das diversas dioceses do país. A escolha desta temática foi óbvia: estamos no Ano da Fé e somos um movimento da Pastoral Familiar.

Após uma breve oração da manhã, o primeiro tema – “A transmissão da fé no seio da família” – foi apresentado pelo Dr. Juan Ambrósio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa. Com um profundo saber teológico e uma extraordinária capacidade de comunicação reconhecida por todos, interpelou frequentemente a assistência, começando por perguntar: “Pode-se transmitir a fé?…” Ficou a sensação de que o tempo foi curto e o desejo de poder voltar a contar com a sua presença em acções futuras.

De tarde foi proferida uma palestra sob o tema “Crescer em casal, construir família”, pela Dra. Fátima Fonseca, pós-graduada em Orientação Familiar, Aconselhamento e Mediação Familiar, pela Universidade Católica de Lisboa e voluntária do CENOFA (Centro de Orientação Familiar, Gabinete de Aconselhamento Familiar). Para além da interessante exposição sobre a família, a sociedade actual e as fases da vida de um casal, ilustradas com canções conhecidas de todos, enriqueceu a sua exposição com testemunhos pessoais que a todos sensibilizaram.

Antes do fecho dos trabalhos foram dadas algumas informações sobre as Jornadas Internacionais a realizar em Maio de 2013 em Assis, Itália. A Eucaristia vespertina encerrou o dia de formação.