Retiro Nacional CPM 2012 – Fé e Família

Teve lugar neste fim-de-semana, dias 10 e 11 de Novembro, nas instalações do Centro Pastoral João Paulo II, na Apúlia, diocese de Braga, um retiro, sob a organização da Direção Nacional do CPM, Centro de Preparação para o Matrimónio, versando sobre o tema   ‘A Fé e a Família’. O retiro foi orientado pelo Sr. Padre José Augusto Pereira Rodrigues que é, atualmente, o assistente diocesano do CPM e responsável do departamento da pastoral familiar da diocese de Leiria – Fátima. Todo o encontro decorreu num ambiente de intimidade e crescimento espiritual entre os casais participantes, oriundos de várias dioceses do país.

Participantes no Retiro Nacional CPM 2012

Participantes no Retiro Nacional CPM 2012

Todos os casais se sentiram felizes e compensados pela participação neste encontro a que não é alheia a forma organizada e pontual com que tudo decorreu. A equipa de casais da Direção Nacional do CPM está de parabéns. A escolha das instalações foi também muito feliz. Uma nota muito especial para o Sr. Padre José Augusto, responsável pela apresentação de cada um dos temas de reflexão e pela orientação de todo o retiro. Todos os casais participantes viveram uma jornada de caminhada espiritual muito enriquecedora que os marcou de forma bem profunda.

Precisamos de aprender a escutar, individualmente e em casal, no seio das nossas famílias, desenvolvendo a virtude de nos escutarmos uns aos outros. Com a mente aberta e disponível, devemos promover momentos de silêncio para escutarmos Deus. É no silêncio que melhor podemos ouvir a Sua voz.

Este tempo de retiro teve vários momentos que nos tocaram. Contudo, queremos destacar a oração Shemá, no sábado à noite. Num ambiente intimista, de oração partilhada entre todos os casais, pudemos sentir-nos mais próximos de Jesus. No final de todo o encontro, enriquecidos e felizes, regressamos a nossas casas, ao seio das nossas famílias, para junto das nossas comunidades, trazendo um testemunho coerente de felicidade e harmonia só possível por nos sentirmos mais unidos ao Senhor da messe.

Equipa de casais da Diocese de Braga