47as Jornadas da FICPM – Assis

Realizou-se em Assis de 2 a 5 de Maio de 2013 mais uma edição das Jornadas Internacionais da Federação Internacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio com o tema FAÇAMOS A PAZ! com a presença de cerca de 280 participantes, dos quais 24 portugueses.Participantes nas Jornadas Internacionais FICPM em Assis

Do programa constaram duas conferências: “Da conflitualidade à cumplicidade para a união do casal”, no âmbito das ciências humanas e “o separe o homem – A realidade do conflito e o dom da paz”, de carácter teológico.

Participantes Portugueses nas Jornadas Internacionais FICPM em AssisRealizou-se ainda uma mesa redonda, onde foram analisados cinco aspectos: o Mapa (aspecto sociológico), a Bússola (aspecto espiritual), a Estrada (aspecto pedagógico), as Pausas (aspecto teológico) e o Horizonte (perspectivas pastorais).

Os participantes foram distribuídos por 12 ateliês para desenvolver os cinco subtemas da mesa redonda. As conclusões desses ateliês, depois de apuradas, ser-nos-ão enviadas oportunamente pela organização italiana.

De assinalar a Assembleia Geral onde foi eleito por unanimidade e aclamação o Rev. Pe. José Augusto Pereira Rodrigues, da diocese de Leiria-Fátima, como assistente espiritual da FICPM, para um mandato de 3 anos.

Passagem de Testemunhos dos Assistentes da FICPM

No stand de Portugal podiam-se identificar algumas instituições ligadas à Igreja que ajudam casais em crise.

Stand de PortugalOs textos das conferências e da mesa redonda podem ser consultados neste site no separador “Documentos”, “Jornadas Internacionais”.