50as Jornadas Internacionais da FICPM
No período que decorreu entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2016 tiveram lugar as 50ªs Jornadas Internacionais da FICPM (Federação Internacional de Centros de Preparação para o Matrimónio) em Lourdes, França, em simultâneo com as 8ªs Jornadas Nacionais Extraordinárias da Federação Francesa do CPM, com o tema “AMAR – SEMEAR – A ALEGRIA DO ENCONTRO”.
Portugal fez-se representar por dois casais e dois sacerdotes entre os cerca de 360 participantes de todos os países da Federação Internacional.
As três primeiras conferências proferidas ilustraram as três expressões contidas no tema.
A primeira conferência, pela jornalista Agnès Auschitzka, com formação nas áreas da pedagogia, antropologia, psicologia, psicanálise, teologia e comunicação relacional, teve por título “Os novos aventureiros do casal”.
A segunda conferência, por Christian Salenson, sacerdote teólogo, foi subordinada ao tema “A iniciação ao sacramento do matrimónio”.
O sacerdote jesuíta Jean-Luc Ragonneau proferiu a terceira conferência, sob o título “Não ficarmos cristãos engomados”, citando uma expressão do Papa Francisco.
Houve ainda uma conferência sobre Santa Bernardete pelo padre Regis-Marie de la Teyssonnière, capelão do santuário de Lourdes.
Realizaram-se ateliês com participantes de diversos países para debater o tema “Os CPM – Que desafios para o nosso tempo?”.
Na primeira noite todos participaram na procissão das velas e recitação do terço no Santuário.
A Eucaristia dominical foi celebrada na Gruta onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardete.
Nesse mesmo dia teve lugar uma Assembleia Geral da FICPM para aprovar o relatório e contas de 2015 e eleger o novo Assistente Espiritual, Pe. Fernando Pádua, da diocese de Coimbra, em substituição do Pe. José Augusto Rodrigues, da diocese de Leiria-Fátima.
À noite decorreu um serão festivo em que os participantes cantaram canções de amor dos seus respectivos países.
A oração da manhã no terceiro dia, elaborada pelos países da FICPM, baseou-se na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”.
Após o encerramento das Jornadas realizou-se um Conselho de Administração na tarde do dia 31 e durante todo o dia 1 de Novembro, com a presença dos delegados dos vários países.
A Eucaristia de Todos os Santos foi celebrada na pequena capela da Cité Saint Pierre, num clima de grande fraternidade.