44º Encontro Peregrinação Nacional

Teve lugar no fim de semana de 8 e 9 de Março de 2014 o 44º Encontro Peregrinação Nacional da CPM PORTUGAL.

O Encontro, com o tema geral “O casal na Igreja e no Mundo”, teve a participação de cerca de 170 casais e decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Na tarde de Sábado, após uma oração inicial, o Pe. José Augusto Rodrigues, Assistente Espiritual da Federação Internacional do CPM desenvolveu o tema “O que espera a Igreja dos casais?”, fazendo porém notar que os casais e suas famílias são parte integrante desta mesma Igreja. Em seguida, o Doutor Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, apresentou o tema “O papel do casal cristão na sociedade”, reflectindo sobre o projecto de Deus para a humanidade e para cada casal em particular.

Por ser este o Dia da Mulher, aconteceu um momento surpresa: as crianças presentes ofereceram uma flor a cada senhora, enquanto nos ecrãs passavam imagens das participantes, previamente fotografadas, ao som da Ave Maria de Schubert, que sublinhou a beleza e a simbologia do momento.

O dia terminou junto da Mãe de Jesus, com a oração do terço na Capelinha das Aparições, em comunhão com outros peregrinos de diversas línguas.

A manhã de Domingo teve início com a oração de Laudes, seguindo-se uma exposição pelo Dr. Jorge Cotovio, responsável da Pastoral Familiar da Diocese de Coimbra, sobre “A Igreja e o Mundo: desafios para a preparação do Matrimónio”. Esta conferência mostrou “velhas abordagens sob novas ópticas” e revelou-se uma excelente base de reflexão para os casais que trabalham em CPM.

Para encerrar este Encontro os casais e sacerdotes presentes participaram na Eucaristia de todos os peregrinos, na Basílica da Santíssima Trindade.