48as Jornadas Internacionais da FICPM


No período que decorreu entre os dias 1 e 4 de Maio de 2014 tiveram lugar as 48ªs Jornadas Internacionais da FICPM em Cullera, perto de Valência, Espanha, com o tema “O CPM, âmbito da Nova Evangelização”.
Portugal fez-se representar por uma delegação de 12 elementos – entre os quais o Assistente da FICPM, Pe. José Augusto Rodrigues – de entre os cerca de 170 participantes de todos os países da Federação Internacional.
As três conferências proferidas obedeceram ao critério do “VER”, “JULGAR” e “AGIR” e estiveram a cargo de especialistas altamente creditados.
A primeira conferência, por Margarita Bofarull, r.s.c.j., teve por título “Valores e contravalores do mundo actual relativamente à fé e ao casamento”.
A segunda conferência, por Salvador Pie, teólogo e perito sinodal, foi subordinada ao tema “A Nova Evangelização no Sínodo dos Bispos de 2012 e a sua ressonância na Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho” de 2013”.
Monsenhor Gaspar Mora, Assistente do CPM em Espanha e antigo Assistente internacional proferiu a terceira conferência, sob o título “O CPM, âmbito da Nova Evangelização”.
Foi ainda exibido um vídeo com um inquérito de rua dirigido aos jovens, para indagar o que é que estes pensam sobre Deus, a religião e a Igreja.
Após cada conferência realizaram-se ateliês com participantes de diversos países para debater o conteúdo das mesmas. Seguidamente, o contributo resultante desses ateliês foi apresentado ao conferencista para que este fizesse um comentário ou respondesse às questões formuladas.
A oração junto à praia na noite do primeiro dia, com os participantes dispostos em círculo em redor de um círio, foi um momento alto de espiritualidade e fraternidade.
Na Sexta-feira teve lugar uma Assembleia Geral para aprovar o relatório e contas de 2013 e eleger o novo casal Secretário, Ramona Minguet e Josep Matamala.
No Sábado à tarde, após a visita à cidade de Valência, foi celebrada a Eucaristia na igreja do Patriarca, presidida pelo Bispo diocesano Monsenhor Carlos Osoro que, no final, dirigiu algumas palavras de estímulo aos presentes.
Foi já no Domingo que os países apresentaram o seu balanço das Jornadas, tendo estas sido encerradas pelo casal presidente, Thérèse e Jan Steenbergen.