No período de 26 a 29 de Julho passado realizaram-se as 46ªs Jornadas Internacionais da FICPM no Quebeque, Canadá, com a participação de delegações de todos os países pertencentes a esta federação internacional.
O CPM Portugal esteve representado pelo casal delegado, Ana Maria e Eugénio Marques, e pelo Assistente espiritual, Pe. António Belo.
O tema destas jornadas, “Da união de facto ao sacramento do matrimónio”, foi desenvolvido em três conferências a que se seguiram ateliês com a participação de pessoas de diversos países, para responder às questões sugeridas pelos conferencistas:
A primeira conferência, “A união livre… uma via de compromisso?” da autoria do psicólogo Jean-Marc Lessard, analisa a união de facto em toda a sua complexidade e variedade e questiona qual o grau de estabilidade e de compromisso que pode existir nesta forma de união.
A segunda conferência, “Legalmente falando… a ganhar ou a perder em união de facto?”, a cargo da Dra. Chantal Mathieu, notária, procura explicar as razões pelas quais a união de facto atingiu um grau tão elevado na província do Quebeque, comparando a legislação referente à união de facto e ao casamento civil.
A terceira conferência, “A união de facto: um caminho para o sacramento do matrimónio”, foi desenvolvida pelo Pe. Gabriel Gingras, pessoa com uma larga experiência no acompanhamento de casais em situação irregular do ponto de vista canónico. Esta conferência visou o aspecto pastoral no acompanhamento destes casais e mereceu particulares elogios de todas as delegações no momento da avaliação.
Com a finalidade de dar uma panorâmica sobre a realidade da união de facto em alguns países da F.I.C.P.M., realizou-se uma mesa redonda com a contribuição da Itália, França, Croácia, Bélgica, Espanha e Madagáscar.
A delegação do CPM Portugal contribuiu orientando a oração da manhã no segundo dia das Jornadas, tendo constituído um momento de elevada espiritualidade.
Na Assembleia Geral do último dia foi eleito por unanimidade o novo casal presidente, Thérèse e Jan Steenbergen, delegados do CPM de França.
Após o período destinado à avaliação a Itália fez a apresentação das 47ªs Jornadas que irão decorrer em Assis, de 2 a 5 de Maio de 2013, com o tema “Façamos a Paz! – atravessar os conflitos com os casais”.